Medidor de energia
Entenda seu medidor de energia  

Medidor de Energia
O medidor de energia elétrica, conhecido popularmente como contador ou relógio de luz, tem a função de medir o consumo de energia elétrica em sua unidade consumidora. Os medidores de energia fazem a medição do consumo da energia elétrica em kWh (quilowatt-hora), que é a medida de energia elétrica consumida por uma carga durante um determinado período. Existem vários tipos de medidores de energia elétrica, onde o princípio básico de funcionamento da grande maioria é o mesmo.

Medidor de energia eletromecânico
Este medidor possui um disco de metal que gira sempre quando passa uma corrente elétrica pelas suas bobinas, de forma com que esta corrente acabe gerando um campo magnético, isto é, o medidor eletromecânico funciona através da indução eletromagnética. O campo magnético gerado faz com que o disco no medidor gire somente quando houver consumo de energia elétrica, para então acontecer o movimento das engrenagens e dos ponteiros do medidor. Destacamos que apesar do medidor de energia eletromecânico ser mais antigo, ele continua sendo eficiente, e por isso ainda é muito utilizado.
É importante destacar que a velocidade de rotação do disco é diretamente proporcional a intensidade do campo magnético, ou seja, quanto maior a intensidade do campo magnético, mais rápido será a velocidade com que o disco irá girar e consequentemente, indicando maior consumo de energia elétrica.    

Medidor de energia eletrônico
Como o próprio nome sugere o medidor eletrônico funciona eletronicamente, ou seja, a sua medição é feita de forma digital, sendo usada uma tecnologia muito mais moderna. Além disso existem diversos modelos de medidores de energia eletrônicos.
Existem medidores eletrônicos mais simples, que realizam a medição do consumo e apresentam este valor em um display, mas também existem modelos bem mais completos, que enviam as informações sobre o consumo de energia de forma remota diretamente para a concessionária, além de apresentar outros parâmetros e funções de interesse da concessionária ou do próprio cliente.