Plantão: 9090 9 9935 6546
0800 6432100
2ª Via da Fatura


Sobre a João Cesa


Nossa História

Em 1891, algumas famílias de imigrantes italianos fixaram residência na região sul do Estado de Santa Catarina, mais precisamente, na pequena comunidade que deram o nome de Nova Beluno, hoje município de Siderópolis, Santa Catarina.

De uma destas famílias, nasceu em 1895, João Cesa, jovem trabalhador, e que desde a sua adolescência dedicava-se a agricultura e a carpintaria.

Em 1930, já com 36 anos, Sr. João Cesa tornou-se proprietário de uma área de terra no centro desta pequena comunidade, instalando aí, um pequeno comércio. Nessa época, a iluminação era feita por lamparinas com o uso do querosene, mas o mesmo vinha sempre buscando alternativas para melhorar as condições de vida dessa comunidade.

Como no seu terreno passava um riacho, construiu um pequeno reservatório e através de um dínamo levou energia para três famílias.

Em meados de 1940 a CSN – Companhia Siderúrgica Nacional instalou-se no bairro Rio Fiorita, em Nova Belluno. Com a abertura da mina para exploração do carvão, a CSN implantou uma rede de energia elétrica, trazendo-a desde o bairro de Capivari de Baixo, município de Tubarão, numa extensão de 90 quilômetros.

Como a Vila de Nova Belluno estava apenas a três quilômetros da CSN, o Sr. João Cesa dispôs de todos os esforços, no sentido de que a CSN liberasse energia elétrica para a comunidade de Nova Beluno. Seu esforço foi coroado com êxito, obtendo a autorização do Conselho de Águas e Energia Elétrica no ano de 1946. Assim, adquiriu um transformador de 50 kVA e passou a atender toda a Vila, melhorando as condições de vida da comunidade.

Em 1957, obteve a concessão para distribuição de energia elétrica no então distrito de Siderópolis, conforme decreto n° 41752 de 03/07/1957.

Em 11 de julho de 1962, reunindo um grupo de amigos, resolveu criar uma Empresa em Sociedade por Cotas de Responsabilidade Ltda., sendo registrada na Junta Comercial do Estado em 05 de novembro de 1962 com o nome de “Empresa Força e Luz João Cesa Ltda.”