Plantão: 9090 9 9935 6546
0800 6432100
2ª Via da Fatura


Notícias e Eventos


Qualidade do fornecimento de energia elétrica 2018

João Cesa no topo do Ranking da Qualidade do Fornecimento de Energia Elétrica 2018, divulgado pela ANEEL.

A qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica melhorou em 2018, conforme apontam os indicadores DEC* e FEC** apurados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Ao longo do ano passado, o serviço de eletricidade permaneceu disponível por 99,8% do tempo, na média do Brasil. Os indicadores medem a duração (DEC) e a frequência (FEC) de interrupções de energia na rede de distribuição.

A ANEEL avaliou todas as concessionárias do país no período de janeiro a dezembro de 2018, divididas em dois grupos: concessionárias de grande porte, com número de unidades consumidoras maior que 400 mil; e concessionárias de menor porte, com o número de unidades consumidoras menor ou igual a 400 mil.

Das empresas com até 400 mil consumidores, as melhores foram: Empresa Força e Luz João Cesa (EFLJC, SC) em primeiro, Energisa Borborema (EBO, PB) em segundo e Hidropan (RS) em terceiro. As últimas nesse grupo foram Eletrocar (15º), COCEL (16º) e FORCEL (17º).

A divulgação do ranking de qualidade também se enquadra entre as ações da Agência para incentivar a busca do aperfeiçoamento na prestação do serviço pelas distribuidoras. O diretor Rodrigo Limp destaca que a ação também incentiva maior protagonismo do consumidor.  “A publicação do ranking de qualidade pela ANEEL contribui para a transparência e incentiva não apenas a distribuidora a avançar nos índices, mas dá ao consumidor a oportunidade de conhecer os números e exigir do prestador mais qualidade no serviço”, enfatiza o diretor.


A seguir são mostradas as tabelas com os rankings:

 

A classificação é elaborada com base no Desempenho Global de Continuidade (DGC), formado a partir da comparação dos valores apurados de DEC e FEC das concessionárias em relação aos limites estabelecidos pela ANEEL para esses indicadores. O ranking é um instrumento que incentiva as concessionárias a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço. Desde 2013, o ranking é considerado na movimentação tarifária das distribuidoras de energia elétrica, sendo publicado anualmente pela ANEEL.

 

Fonte:http://www.aneel.gov.br/sala-de-imprensa-exibicao/-/asset_publisher/XGPXSqdMFHrE/content/dia-do-consumidor-acoes-da-aneel-levam-a-melhora-no-fornecimento-de-energia-eletrica-no-pais-em-2018/656877?inheritRedirect=false