Plantão: 9090 9 9935 6546
0800 6432100
2ª Via da Fatura


Nossas Dicas


Dicas de Segurança

 

Dica 1: Evite soltar pipas próximo à rede de distribuição de energia elétrica e não a retire caso esteja presa aos fios de energia elétrica. Não construa sua pipa com materiais metálicos e nem utilize cerol, pois a mesma pode servir como um condutor de energia elétrica, caso toque na rede.

 

Dica 2:Não instale nenhum tipo de antena ou material do gênero próximo à rede de distribuição de energia elétrica. Instale a uma distância segura, pois se a mesma cair,  não irá tocar na rede. Caso sua antena caia sobre a rede elétrica, não tente recuperá-la.

 

Dica 3:Evite fazer reformas ou construções próximas à rede de distribuição de energia elétrica e mantenha todo material metálico longe da rede energizada. Contrate uma pessoa autorizada para executar esse tipo de serviço.

 

Dica 4:Nunca toque ou se aproxime de fios que estejam rompidos ou pendurados pela rede de distribuição de energia elétrica, pois os mesmos devem estar energizados. Nunca toque em material que esteja em contato com a rede de distribuição elétrica. 

 

Dica 5:Quando houver colisão com poste e um dos cabos romper, não saia do automóvel, pois tocando no carro e na terra poderá ocasionar um choque elétrico. Presenciando esse caso, não se aproxime do carro, e ligue para a João Cesa.

 

Dica 6: Evite fazer podas de árvores que estejam próximas à rede de distribuição de energia elétrica.

 

Dica 7:Não faça ligações clandestinas (“gatos”), nem viole o lacre de segurança na caixa do medidor de energia elétrica, pois além de ser crime pode gerar graves acidentes.

 

Dica 8: Não troque lâmpada quando estiver ligada. Antes fazer a trocar, desligue-a. Se não for possível desligar a chave, não toque na parte metálica do receptáculo. Não faça nenhum tipo de reparo em sua instalação elétrica antes de desligar o quadro de disjuntores ou o disjuntor geral.

 

Dica 9: Não deixe crianças mexerem em aparelhos elétricos. Utilize protetores de plástico nas tomadas e só retire quando for utilizar as mesmas. 

 

Dica 10:Não desligue aparelhos puxando pelo fio. Desligue sempre o aparelho através da tecla liga/desliga.

 

Dica 11: Não suba em postes da rede de distribuição de energia elétrica. 

 

Dica 12:Não ligue muitos aparelhos na mesma tomada. 

 

Dica 13:Não troque a chave seletora do chuveiro (inverno/verão) quando o mesmo estiver ligado. Instale o fio terra nos chuveiros.

 

Dica 14: Fios e emendas mal isolados causam fuga de corrente, aumentando o desperdício de energia elétrica e podendo também ocasionar um grave incêndio. 

 

Dica 15: A fiação não deve ficar à mostra. Use sempre eletroduto para passar os fios.

 

Dica 16: Toda instalação elétrica deve ser feita por uma pessoa autorizada e estar de acordo com a NBR-5410 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

 

Dica 17: Denuncie todo o tipo de ligação clandestina, pois além de estar cometendo um crime essa pessoa estará sobrecarregando o sistema de distribuição de energia elétrica, prejudicando assim as pessoas ao seu redor.